7 diretrizes para a prevenção de doença de Alzheimer

A saúde do cérebro é o estado de funcionamento do cérebro nos domínios cognitivo, sensorial, socioemocional, comportamental e motor, permitindo que uma pessoa realize todo o seu potencial ao longo da vida, independentemente da presença ou ausência de distúrbios. Existem estratégias importantes para um cérebro saudável e listo aqui 7 diretrizes para uma boa memória e também para a prevenção da demência relacionada à doença de Alzheimer:

  1. Reduza o consumo de gorduras saturadas e trans. Evite alimentos ultraprocessados, frituras e fast food.

  2. Consuma mais frutas, verduras, leguminosas e grãos integrais. Varie sua dieta ao máximo. Tenho um vídeo sobre este tema aqui.

  3. Favoreça o consumo de vitamina E, incluindo na dieta castanhas, sementes, azeite de oliva extra virgem, abacate.

  4. Inclua exercícios aeróbicos na rotina (pelo menos 3 vezes por semana). Pode escolher o que mais gostar ou ir rodiziando entre caminhada, corrida, dança, ciclismo, natação, skate, patinação, pular corda…

  5. Aumente o consumo de vitamina B12 e folato. A vitamina B12 está presente em alimentos de origem animal e o folato está presente principalmente em vegetais verde escuros. Pessoas com dietas deficientes precisam suplementar.

  6. Não suplemente ferro e cobre (a não ser em casos de deficiência)

  7. Limite a exposição a alumínio. Se as suas panelas antiaderentes (tipo teflon) estão riscadas descarte-as, evite alimentos enlatados e embalados em alumínio.

Para pacientes que já possuem Alzheimer ou que possuem risco muito elevado (como pacientes com mutações do gene APOE e/ou PSEN1 a dieta ketoflex 12:3 é indicada. O que é esta dieta?

DIETA KETO FLEX 12/3

  • Keto: o termo refere-se à cetose (ketosis, em inglês). A cetose é um processo que acontece quando o corpo não tem carboidratos suficientes para queimar energia e acaba utilizando corpos cetônicos. A dieta é recomendada para pacientes com doenças neurológicas e neurodegenerativas.

  • FLEX: é um termo que refere-se à flexibilidade metabólica, o treino que é feito para que o cérebro melhore a utilização de corpos cetônicos no cérebro. Um carro flex pode usar, por exemplo, álcool e gasolina. Um cérebro flex utilizará com facilidade não só glicose mas também corpos cetônicos. Além disso, o termo também refere-se à dieta flexitariana, baseada em vegetais, com consumo baixo de alimentos de origem animal.

  • 12/3: preconiza-se pelo menos 12 horas de jejum diários, sendo que a última refeição deve ser feita pelo menos 3 horas antes do horário de dormir.

Por que carboidratos devem ser reduzidos?

Estudos de imagem (FDG-PET) mostraram que pacientes com declínio cognitivo ou com doença de Alzheimer possuem um comprometimento cerebral na utilização da glicose (açúcar/carboidrato simples). Essa redução na capacidade oxidativa é exacerbada pelo envelhecimento, resistência ao hormônio insulina e mutação do gene ApoE4. Para resolver a falta de combustível neural em pacientes com Alzheimer os níveis de corpos cetônicos devem manter-se por volta de 0,5 mmol/L.

O que seria mais difícil para você? Cortar açúcar ou pães, reduzir alimentos de origem animal, fazer jejum ou não comer à noite? É bem desafiador mesmo, mas te ajudo. Clique aqui para saber mais.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/