Metabolômica é uma disciplina científica que lida com pequenas moléculas (até 1,5 kDa) chamadas metabólitos. Metabólitos são substâncias endógenas de baixo peso molecular sintetizadas nas células durante o processo metabólico.
Metabólitos (produtos do metabolismo) como aminoácidos, lipídios, ácidos nucléicos, vitaminas, carboidratos e ácidos orgânicos são os produtos finais dos processos celulares controlados que são catalisados por várias enzimas. O conjunto dessas biomoléculas endógenas constitui o metaboloma, que inclui todos os metabólitos que estão presentes em amostras biológicas, como sangue, urina, célula, tecido, órgão ou organismo. Ao contrário de genes e proteínas, os metabólitos são muito mais diversos.
Os metabólitos refletem altamente a influência ambiental, necessidades nutricionais, efeitos de xenobióticos (substâncias estranhas) e medicamentos, funcionamento intestinal, estresse, bem como diferentes patologias ou alterações internas nas vias bioquímicas do sistema estudado. O equilíbrio alterado em algumas vias metabólicas leva a doenças metabólicas, como diabetes, aterosclerose, hipertensão, obesidade e doenças neuropsiquiátricas.
As ciências ômicas
As ciências ômicas buscam o estudo abrangente das complexas interações entre moléculas nas diferentes camadas da biologia de sistemas. As principais tecnologias ômicas incluem genômica, transcriptômica, proteômica e metabolômica. São o que há de mais moderno na medicina de precisão. Com o progresso e desenvolvimento de novas tecnologias pós-genômicas, os estudos ômicos estão se tornando cada vez mais prevalentes e mais acessíveis para os pacientes e na pesquisa.
O que a metabolômica permite analisar?
A análise metabólica nos fornece informações sobre os ácidos orgânicos e uma visão dos processos metabólicos celulares do corpo. Os ácidos orgânicos são intermediários metabólicos produzidos em vias de produção de energia central, desintoxicação, degradação de neurotransmissores ou atividade microbiana intestinal.
O acúmulo acentuado de ácidos orgânicos específicos detectados na urina geralmente sinaliza uma inibição ou bloqueio metabólico. O bloqueio metabólico pode ser devido a uma deficiência de nutrientes, um déficit enzimático hereditário, acúmulo tóxico ou efeito de drogas. Vários dos biomarcadores são marcadores de crescimento excessivo de bactérias ou leveduras intestinais.
Curso de metabolômica - https://metabolomica.lovable.app/
Teste Organix de metabólitos urinários para análise do metabolismo de vitaminas, hormônios, neurotransmissores
Toda doença começa com desequilíbrios no metabolismo. Os testes nos permitem entender a raiz do problema para tratarmos as causas dos problemas apresentados. Os testes metabolômicos de ácidos orgânicos permitem a análise, por exemplo, de:
Estado funcional de vitaminas e minerais
Insuficiências de aminoácidos como carnitina e NAC
Dano oxidativo e necessidade de antioxidantes
Capacidade de desintoxicação de Fase I e Fase II
Necessidade funcional de vitaminas do complexo B
Produção de energia mitocondrial
Suficiência de metilação
Ácido lipóico e status de CoQ10
Marcadores para supercrescimento bacteriano e de levedura
Metabólitos de neurotransmissores
Precisa de ajuda? Marque aqui sua consulta de nutrição online.