Crise metabólica - o caso da deleção do gene TANGO 2

TANGO2 é uma desordem genética rara caracterizada por encefalopatia e arritmias metabólicas. Foi descrita pela primeira vez em 2016 e pode afetar qualquer grupo étnico. Contudo, atualmente existem mais casos diagnosticados em pessoas de descendência caucasiana ou hispânica/latina. Como a doença ainda é pouco conhecida a maior parte das crianças são diagnosticadas apenas por volta dos 8 anos.

As características comuns da doença são atraso no desenvolvimento, deficiência intelectual, marcha anormal, fala arrastada, tônus muscular anormal incluindo hipotonia, hipertonia ou distonia, espasticidade, hipotireoidismo, exotropia (um tipo de estrabismo em que um dos olhos vira para fora, causando desalinhamneto ocular e fadiga ocular), além de convulsões. Isto deve levantar a hipótese de doença genética TANGO2. O ideal é o diagnóstico precoce para evitar crises metabólicas.

Crises metabólicas

Geralmente a criança só é diagnosticada após uma crise metabólica, que frequentemente ocorre após uma infecção bacteriana, viral, abcesso dentário, em crianças desidratadas ou com baixo consumo calórico. A crise metabólica é provavelmente causada pelo baixo nível de açúcar (hipoglicemia) e pelo acúmulo de produtos tóxicos no sangue. A disfunção mitocondrial parece ser uma das causas da má adaptação ao déficit energético (Heiman et al., 2022).

A maioria das pessoas com Encefalopatia Metabólica Relacionada ao TANGO2 e Arritmias apresenta sintomas de ruptura do tecido muscular (rabdomiólise). Isso pode causar danos nos rins e os sintomas incluem fadiga, fraqueza muscular e coloração escura da urina. Outros sintomas de encefalopatia metabólica e arritmias relacionadas ao TANGO2 incluem atraso no desenvolvimento, deficiência intelectual, convulsões, perda auditiva, função tireoidiana baixa (hipotireoidismo) e problemas de coordenação de movimentos (ataxia). Os sinais e sintomas da doença são mais prováveis ​​de ocorrer pela primeira vez durante a primeira infância.

Na crise aguda as crianças podem chegar ao hospital com desorientação, em coma ou com fraqueza muscular significante, dificuldade para andar, aumento de níveis de lactato e amônia, redução da glicemia, aumento de CPK, urina escura, arritmia, regressão do desenvolvimento.

A rabdomiólise é uma síndrome clínica que envolve a ruptura do tecido muscular esquelético. Os sinais e sintomas incluem fraqueza muscular, mialgias e urina marrom-avermelhada, embora essa tríade ocorra em menos de 10% dos pacientes. O diagnóstico da rabdomiólise é pela anamnese e confirmação laboratorial da creatinoquinase (CK) elevada, geralmente superior a 5 vezes o limite superior de normalidade. O tratamento é de suporte com líquidos IV bem como o tratamento da causa incitante e de quaisquer complicações resultantes.

Causa da TANGO2

A Encefalopatia e Arritmias Metabólicas Relacionadas ao TANGO2 é causada por uma alteração genética (variante patogênica) no gene TANGO2, localizado no cromossomo 22. Todos nós temos duas cópias deste gene. Se os pais carregam uma deleção em um dos cromossomos podem transmitir esta característica para a criança.

Dr. Seema Lalani - The tango2 story

A doença pode ser suspeitada em pessoas com crise metabólica, episódios de rabdomiólise e arritmias. O diagnóstico pode ser confirmado com testes genéticos. O gene C22orf25 está localizado no braço longo (q) do cromossomo 22 na região 1, banda 1 e sub-banda 2 (22q11.21) começando em 20.008.631 pares de bases e terminando em 20.053.447 pares de bases. Há uma deleção de 1,5-3,0 Mb contendo cerca de 30-40 genes (deleção dos exons 3 a 9).

Os genes deletados parecem ter papel importante no funcionamento e organização do complexo de Golgi, uma organela celular encontrada na grande maioria das células eucarióticas, com exceção das hemácias e espermatozóides.

O complexo golgiense possui como funções principais a modificação das proteínas e lipídios provenientes do retículo endoplasmático; transporte, seleção e distribuição dessas substâncias, reciclagem entre membranas. Como mutações que afetamo complexo de Golgi influem nos sintomas da deleção do TANGO2 ainda estão sob investigação.

Acompanhamento

O paciente precisará de acompanhamento com cardiologista, endocrinologista, neurologista, pediatra, terapeutas (fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional), além de nutricionista para evitar crises de hipoglicemia. Não são aconselhados jejuns, desidratação e dieta cetogênica, pois podem precipitar crises metabólicas. Ter sempre lanchinhos disponíveis ou suplementos como pediasure, orgain kids protein ou boost são estratégias importantes para evitar que a criança passe muito tempo sem se alimentar e desenvolva hipoglicemia. Essas estratégias são mais importantes do que outras suplementações testadas (carnitina, complexo de vitaminas, coenzima Q10) para evitação de crises metabólicas. Se precisar de ajuda em relação à dieta marque aqui a consulta online.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/