A sensibilidade ao glúten não celíaca (SGNC) é uma condição real mas cujos sintomas não são tão claros como os da doença celíaca. Muitas pessoas passam a vida com problemas relacionados ao glúten e nem sabem que este é o vilão. Em estudo publicado em 2020, os pesquisadores avaliaram por ressonância magnética o que acontece no cérebro de pessoas com sensibilidade ao glúten antes e 2 horas após o consumo de um sanduíche.
Além de aumento de sintomas como desconforto abdominal em mais de 80% dos pesquisados e fadiga em mais de 70% dos casos, foram relatados sintomas nervosos incluindo dores de cabeça (51%), confusão mental ou névoa cerebral (48%), problemas de equilíbrio (31%), formigamento (19%) após aproximadamente 90 minutos, foram observadas mudanças na massa branca cerebral em 60% dos observados por ressonância.
Os sintomas neurológicos na SGNC são comuns e o tempo de início é comparável ao da doença celíaca. Este foi um estudo bem pequeno mas que indica que a imagem cerebral pode ser um meio futuro útil de investigar lesões fisiológicas e respostas ao glúten em estudos mais aprofundados. Mais sobre doença celíaca e intolerância ao glúten no vídeo: