Existem vários tipos de manteiga feitas a partir de castanhas. A manteiga de caju tem uma textura super aveludada. A manteiga de amêndoa tem um sabor gostoso de nozes. Mas a manteiga mais barata feita a partir de destes sementes é a de amendoim (curiosidade: amendoim não é castanha, é leguminosa - falo sobre este tema aqui).
Duas colheres de sopa de manteiga de amendoim com sal contêm aproximadamente:
Calorias: 204 kcal
Gordura total: 16 g
Sódio: 137 mg
Carboidratos totais: 7 g
Fibra: 2g
Açúcar: 3g
Proteína: 7g
A manteiga de amendoim contém gorduras boas, fibras, proteína. O amendoim também tem uma produção mais sustentável do que a das castanhas, requerendo menos água para o cultivo. Mas certifique-se de ler a lista de ingredientes, pois as marcas não são todas iguais. Eu mesma já errei feio comprando:
Como escolher a pasta de amendoim?
Se você é diabético, tem intolerância à glicose, está na dieta cetogênica ou quer emagrecer fuja dos prondutos contendo açúcar. Dê preferência à pasta de amendoim que contenha apenas amendoim. Se você não tem nada disso, está em fase de crescimento ou faz bastante atividade física está tudo bem consumir a pasta de amendoim adoçanda, mas compute a quantidade de açúcar na sua cota diária de calorias e carboidratos simples.
Riscos potenciais da pasta de amendoim
Algumas pessoas são alérgicas a amendoim. Faça seu exame se suspeita de algo. Amendoim também contém lectina, projetada pela planta para protegê-la. Contudo, algumas pessoas sentem certo desconforto estomacal ao consumir este composto. Amendoins também contém fitatos que, em alta quantidade, reduzem a absorção de zinco e ferro. Mas isso só se aplica quando alguém consome quantidades muito grandes de leguminosas (não só amendoim, mas também soja, feijões etc).
Conclusão: a pasta de amendoim não é ruim nem boa, depende de quem está consumindo, da quantidade, das necessidades, da presença ou não de doenças e do estilo de vida. Tudo deve ser adaptado à sua individualidade.