Como evitar o declínio cognitivo?

Uma história familiar de doença de Alzheimer aumenta significativamente o risco de desenvolvimento da doença. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência na terceira idade. Para desenvolvermos tratamentos preventivos, é necessário identificar os indivíduos que apresentam maior risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

O fardo financeiro, emocional e social da doença de Alzheimer é gigantesco e a melhor estratégia até hoje é a prevenção. Apesar da associação familiar, a maior parte dos fatores de risco para o declínio cognitivo é ambiental, modificável.

Se prestarmos atenção, fizermos a prevenção e abordarmos rapidamente os primeiros sinais de declínio cognitivo em nós mesmos e nos entes queridos, não apenas nos daremos a chance de reverter o quadro, mas também evitar o impacto negativo econômico, familiar e social. No vídeo abaixo você testará suas chances de declínio cognitivo e fará um exercício de treino cognitivo, para melhorar foco e concentração.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/