Com o excesso de peso, resistência insulínica, aumento de triglicerídeos e colesterol, associados ou não à pressão alta, cerca de 25% das pessoas acabam desenvolvendo também esteatose hepática, um acúmulo de gordura no fígado. Este excesso de gordura acumulada por tempo prolongado gera inflamação que, por sua vez, aumenta o risco de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer de fígado.
O tratamento da esteatose envolve dieta com menos calorias e características antiinflamatórias, sem açúcares, aumento da atividade física e medicação para controle das co-morbidades (diabetes, resistência insulínica, etc).
Para proteger o fígado suplementos também são indicados, incluindo vitamina E vitamina E (800UI/dia) ou vitamina E (200 UI/dia) + silimarina (750mg) + L-carnitina (1g). A vitamina E possui atividade antioxidante, reduzindo as respostas inflamatórias no fígado. A silimarina, reduz a fibrose e a inflamação, além de aumentar a quantidade do antioxidante SOD. A carnitina reduz radicais livres e melhora a resistência insulínica, além de auxiliar na perda de peso.