A maior parte dos pacientes celíacos não sabem que tem a doença

A doença celíaca é uma enfermidade de caráter permanente induzida pelo glúten, proteína encontrada no trigo, cevada e centeio. As manifestações típicas gastrointestinais incluem diarreia crônica ou recorrente, distensão abdominal, anorexia, perda de peso e astenia. Contudo, muitos pacientes não possuem estes sintomas, o que torna o diagnóstico muito difícil.

Adultos, por exemplo, raramente apresentam sintomas muito importantes gastrointestinais, podendo ser assintomáticos ou, mais frequentemente, apresentar manifestações fora do trato digestivo, como dores articulares e ósseas, cansaço fácil, depressão ou ansiedade, ataxia progressiva, menopausa precoce, parestesias (como formigamento), dermatite ou alopecia (perda de cabelo de origem autoimune), aftas de repetição, hipoplasia do esmalte dentário.

Estima-se que mais de 80% dos pacientes celíacos não conheçam o diagnóstico da doença que, sem tratamento, gera um quadro permanente de subnutrição, anemia, fraturas sem traumatismo, infertilidade ou abortos espontâneos, linfoma intestinal, câncer de intestino delgado, convulsões ou doença dos nervos das mãos e dos pés (neuropatia periférica).

Exames genéticos são importantíssimos. Sabemos que 1 em cada 100 pessoas possuem doença celíaca e que naqueles com genética positiva, 1 em cada 30 pessoas são confirmados com doença celíaca no exame de biópsia intestinal. Explico mais no vídeo abaixo:

RECEITAS SEM GLÚTEN

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/