DEFINIÇÕES EM FITOTERAPIA

Planta medicinal - estado in natura. É a folha da hortelã, que tem benefícios medicinais.

Droga vegetal - Uma parte da planta que tem os ativos concentrados. Por exemplo, a folha seca.

Chá - é a infusão da planta Camelia sinensis: chá verde, chá mate, chá oolong, matchá

Existem outras bebidas a base de plantas que não tem a intenção de ser terapêutica. Por exemplo, você pode colocar água quente na folha do hortelã e isso não ter o benefício medicinal pois talvez você tenha colocado pouca folha ou deixado em imersão por pouco tempo. Isso será então uma bebida aromática, tem cheiro gostoso mas não terá um benefício medicinal.

Infusão - água pré-fervente em tempo suficiente para extrair os compostos ativos da planta. A infusão tem benefício medicinal. É diferente do chá pois é feito de outras plantas, diferentes da Camelia sinensis (questão de nomenclatura).

Decocção - fervura da água com a parte da planta (raiz, casca) para conseguir extrair os compostos ativos da planta

Extrato seco - Pó da planta com menos de 5% de água. Usado em cápsulas, comprimidos com alta concentração dos compostos ativos da planta. Geralmente é padronizado pela indústria para garantir o efeito esperado. Como é mais concentrado pode ter mais efeitos colaterais. Por isso, deve ser prescrito por médico ou farmacêutico ou nutricionista especialista em fitoterapia.

Princípio ativo - composto químico da planta com efeito. Por exemplo, a polpa do maracujá não nos faz dormir. Mas a folha da Passiflora incarnata é rica em vitexina, em armano e crisina, compostos fenólicos com efeito farmacológico produzido no metabolismo secundário da planta.

Metabolismo secundário - origina compostos que não possuem uma distribuição universal, pois não são necessários para todas as plantas. O agrotóxico pode bloquear o metabolismo secundário da planta. Assim, a folha do maracujá pode conter menos quantidade dos ativos que nos ajudam a dormir. Por isso, para ser fitoterápico tem que ser orgânico.

Composto fitoquímico: Elemento químico, não nutriente, de origem vegetal, encontrado em frutas, verduras, leguminosas, grãos e outros tecidos vegetais, e que apresenta atividade biológica.

APRENDA MAIS NO CURSO DE FITOTERAPIA

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/