20 genes envolvidos na doença celíaca

O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, centeio, cevada, malte e aveia. A capacidade que o nosso trato gastrointestinal tem em digerir esta proteína é limitada. Existem genes classicamente rastreados para ajudar no diagnóstico da doença celíaca como aqueles da família HLA.

A predisposição genética, ou melhor, o risco genético está associado à presença do genótipo HLA-DQ2 e/ou HLA-DQ8,  mas genes não HLA também podem ajudar a levantar suspeitas.

GeneCards, 2021

GENES NÃO HLA E OUTRAS DOENÇAS AUTOIMUNES

Apesar de muitos genes estarem envolvidos no risco de doença celíaca os genes HLA (do cromossomo 6) são os que possuem associação mais clara com esta enfermidade.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/