Muitos de meus pacientes lutaram com sintomas digestivos durante anos antes antes de descobrirem que a causa de seus gases, diarreia dores é o super crescimento bacteriano. Quando este supercrescimento acontece no intestino delgado recebe o nome de SIBO. Estas bactérias alimentam-se de carboidratos e no processo liberam gases, como hidrogênio, sulfeto de hidrogênio e as archaeas liberam metano.
Como arcaheas não são bactérias e podem produzir gases tanto no intestino delgado quanto no grosso, esta doença é chamada de IMO, superprodução de metanogênio intestinal. Tanto SIBO quanto IMO geram flatulência, inchaço abdominal, cólicas, indigestão, intolerância à histamina, constipação (mais comum com excesso de metano) ou diarreia (mais comum com excesso de hidrogênio ou sulfeto de hidrogênio).
A maioria dos textos não distingue entre SIBO e IMO e tudo bem. As causas são frequentemente as mesmas, como intoxicação alimentar, uso exagerado de antibióticos, uso de esteróides ou de medicamentos bloqueadores do ácido clorídrico, motilidade intestinal lenta, além das causas anatômicas, cirúrgicas e por estresse ou radiação.
O tratamento será definido por equipe de gastro e nutricionista. Fiz um resumo do livro Healing SIBO, de 2021 no vídeo abaixo: