Evidências crescentes apóiam a importância do estilo de vida e das exposições ambientais - coletivamente chamadas de ‘exposoma’ - para garantir a saúde imunológica. O exposoma influencia nossa imunidade, nível inflamatório e saúde geral.
O que é exposoma?
O conceito de expossoma implica uma mudança de perspectiva na pesquisa de como os riscos ambientais afetam a saúde humana. Em vez de olhar para as consequências que cada exposição pode ter em nosso organismo e de nossos filhos, o expossoma propõe o estudo de todas as exposições a que um indivíduo é submetido desde a concepção até a morte. O expossoma leva em consideração todos os elementos aos quais estamos expostos por meio de nossa dieta, estilo de vida e ambiente em que vivemos e trabalhamos, bem como fatores biológicos internos, como metabolismo, microbiota intestinal, inflamação e estresse oxidativo.
Os principais componentes modificáveis do exposoma
atividade física,
controle de peso corporal,
escolha de alimentos saudáveis,
exposição ao sol,
estresse,
sono e ritmos circadianos,
poluição,
tabagismo e
microbioma intestinal) na função imunológica e inflamação, particularmente no contexto da atual pandemia de doença coronavírus
Exposições inadequadas como dieta ruim, excesso de estresse, falta de sono de qualidade, poluição etc podem agir por meio de mecanismos comuns ativando, por exemplo o fator nuclear NF-κB da família de fatores de transcrição e da maquinaria do inflamassoma.
Durante a pandemia de COVID-19, uma variedade de estilos de vida e exposições ambientais foram agravados. Notavelmente, estes incluem um aumento da prevalência de inatividade física e obesidade, padrões alimentares pouco saudáveis, altos níveis de estresse psicossocial, privação de sono e perturbação circadiana, bem como alta exposição à poluição do ar, baixa exposição ao sol e níveis insuficientes de vitamina D (Morales et al., 2022).
A pandemia ainda não acabou e outras ainda podem surgir. Portanto, é muito importante melhorar o estilo de vida fazendo escolhas saudáveis e fortalecendo a imunidade.