Antioxidantes e adaptações do exercício

Suplementar ou não suplementar atletas com antioxidantes? Esta é uma pergunta comum. Pessoas com deficiências nutricionais sempre devem ser suplementadas, mas o horário é importante.

Após o exercício o músculo sofre adaptações e antioxidantes diretos (como vitaminas C e E, glutationa) podem reduzir as adaptações fisiológicas ao exercício quando tomados em grandes doses próximo ao horário do exercício.

Se o atleta desejar tomar antioxidantes para redução de dor, precisam ser os a indiretos (como o resveratrol), que funcionam ativando vias genéticas para a produção de antioxidantes endógenos, o que diminui a preocupação geral sobre a redução das adaptações ao exercício (em relação aos antioxidantes diretos). Ainda assim, o ideal seria esperar para tomar qualquer suplemento antioxidante após algumas horas da prática de exercício físico.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/