Tipos de dietas de restrição de carboidratos

Existem vários tipos de dietas que restringem carboidratos. A dieta cetogênica clássica possui cerca de 90% de lipídos. Também chamada de 4:1, ou seja, a cada 4g de lipídios haverá na dieta 1g de carboidrato + proteína. É a dieta mais utilizada para controle de epilepsia em crianças. Inclui abacate, óleo de coco, azeite, castanhas, gordura das carnes e do laticínio. Muito desta gordura tem cadeia longa. Por isso, alguns pacientes demoram para entrar em cetose.

A dieta MCT KD é a dieta que contém 30 a 60% de triglicerídeos de cadeia média (TCM ou MCT, em inglês). É uma dieta alteranativa para o controle da epilepsia e também do transtorno maníaco depressivo. É mais fácil de ser implementada do que a dieta cetogênica clássica. Tem como desvantagem o custo do TCM. Os ácidos graxos de cadeia média de 8 e 10 carbonos (C8 e C10). Estes ácidos graxos são quase na totalidade convertidos em corpos cetônicos, tornando mais fácil o paciente entrar em cetose.

Tipos de TCM

Existem quatro tipos diferentes de TCMs:

  • Ácido capróico (C6): é o mais eficiente na absorção e absorção, mas tem um cheiro e sabor bastante ruins, quando isolado. Presente naturalmente no óleo de palma e laticínios integrais.

  • Ácido caprílico (C8) ou ácido octanóico: ajuda a manter o intestino saudável. Rapidamente absorvido. Aumenta corpos cetônicos na corrente sanguínea 3 vezes mais rápido que C10 e 6 vezes mais rápido que C12. Cheiro e sabor melhores do que C6. Presente naturalmente em marcas de TCM e no óleo de coco.

  • Ácido cáprico (C10): ajuda a manter o intestino saudável. Rapidamente absorvido, contudo 3 vezes mais lentamente que C8. Mas, a mistura nos produtos é interessante para manter os níveis de corpos cetônicos mais constantes no plasma. Presente naturalmente em marcas de TCM e no óleo de coco.

  • Ácido láurico (C12): ajuda a manter a microbiota saudável. Tem ação antifúngica. Leva mais tempo para ser absorvido e pode elevar mais os níveis de colesterol plasmáticos do que C8 e C10. Disponível naturalmente no óleo de coco e nos laticínios integrais.

Destes, C8 e C10 são os mais associados à perda de peso e encontrados em marcas como:

DIETA MAD

Outra dieta é a MAD (dieta Atkins modificada), que pode ter 20, 40 ou 100g de carboidrato, dependendo da. necessidade do paciente. Muito utilizado. A proporção geralmente é de 1 para 1. Ou seja, se a soma de carboidrato e proteína é de 180g, haverá também 180g de gordura na dieta. Costuma existir maior teor de gordura saturada na dieta, como carnes processadas (bacon, salame). Isso pode piorar a saúde da microbiota e a inflamação do organismo. Não seria o ideal para quem tem risco cardiovascular e problemas metabólicos.

Indicações da dieta cetogênica - Prevenção e Controle de:

  • Obesidade

  • Diabetes

  • Hipertensão

  • Doenças inflamatórias crônicas

  • Doenças neurológicas, como Alzheimer

  • Doenças psiquiátricas, como Transtorno bipolar

  • Câncer

  • Síndrome dos Ovários Policísticos

  • Infertilidade

  • COVID-19

DIETA CETOGÊNICA PASSO A PASSO (para leigos).

Se você é profissional de saúde entre na plataforma t21.video

AGENDE SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/