DEFICIÊNCIA DE MAGNÉSIO AGRAVA O ESTRESSE

O magnésio é um nutriente essencial para a saúde humana. Está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas, sendo particularmente importante para a regulação do ritmo cardíaco, para a síntese proteica e para o cérebro (transmissão neuronal adequada).

O equilíbrio de magnésio no corpo é finamente regulado. Temos estoques nos ossos, nos músculos e no sistema nervoso. Mesmo assim, muitas pessoas desenvolvem deficiência do mineral, detectada quando os níveis plasmáticos são menores que 0,85 mM. Sabe-se, entretanto, que muitas pessoas com níveis normais de magnésio no sangue vão sofrer com sintomas de deficiência do mineral, especialmente ansiedade e agravamento do estresse. Estudos mostram que pelo menos 45% das pessoas com queixas de estresse apresentam carência do mineral.

É interessante notar que o estresse agrava a deficiência de magnésio e a deficiência de magnésio agrava o estresse, em um ciclo vicioso.

O ciclo vicioso do estresse e magnésio (Pickering et al., 2020)

Outras situações que dificultam a chegada de magnésio às células

  1. Consumo excessivo de sódio, não só do 🧂 de cozinha mas também presente nos alimentos ultraprocessados.

  2. Aumento da insulina plasmática

  3. Gravidez

  4. Envelhecimento.

Sintomas da deficiência de magnésio

Os sintomas do estresse e da deficiência de magnésio e do estresse são muito similares e incluem:

  • Fadiga

  • Irritabilidade

  • Dores de cabeça

  • Ansiedade

  • Tensão muscular

APRENDA MUITO MAIS EM HTTPS://T21.VIDEO/BROWSE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags