O funcionamento ideal do sistema nervoso central depende de uma ampla gama de nutrientes. O estudo longitudinal de saúde do Adulto (ELSA BRASIL) avaliou a dieta de 14.737 indivíduos por meio do Questionário de Frequência Alimentar. Sintomas de depressão foram avaliados por meio do instrumento Clinical Interview Schedule, Revised.
Observou-se relação inversa significativa entre depressão e maior ingestão de selênio, zinco, vitaminas B6 e B12 para o total da amostra. Para as mulheres vitaminas A e C também mostraram-se protetoras. Entre os homens, foi observada relação inversa significativa entre depressão e consumo adequado de vitaminas B12 e B6. A maior ingestão de antioxidantes totais foi significativamente associada a menores chances de depressão e um efeito dose-resposta inversa entre a ingestão total de antioxidantes e a gravidade clínica da depressão foi observada entre as mulheres, em modelos ajustados.
PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO ONLINE
Todas as estratégias de tratamento mental e metabólico estão interligadas. Entenda a melhoria da sua saúde mental e metabólica como uma jornada. Tenha paciência, seja bondoso consigo mesmo, cerque-se de profissionais competentes.
Uma maneira simples de manter seu estilo de vida saudável é estabelecer uma rotina. As rotinas podem ser úteis para reduzir o estresse, melhorar o gerenciamento do tempo e criar um senso de estrutura e previsibilidade na vida diária. Uma rotina que amo é a prática de yoga. Estudos mostram que o yoga contribui para o gerenciamento do estresse e a redução da ansiedade. A prática também contribui para redução dos sintomas depressivos (Bridges, & Sharma, 2017).
CURSO ONLINE DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE YOGA
Lembre: mesmo com todas estas estratégias, mantenha seus medicamentos. Não faça ajustes por conta própria, sem a supervisão do seu médico. Profissionais de saúde interessados em nutrição e cérebro podem aprender muito mais na plataforma https://t21.video.