Muitos pacientes passam mal ao comer pão ou pizza, mas não por causa do glúten, mas sim devido à presença de frutanos na composição do alimento (Skodje et al., 2017). O glúten é uma proteína e o frutano é um tipo de carboidrato oligossacarídeo, bastante fermentativo. Faz parte dos alimentos ricos em FODMAPs.
O que são FODMAPs?
FODMAP (fermentable oligosaccharides, disaccharides, monosaccharides and polyols) é a abreviação para um conjunto de carboidratos fermentáveis e de difícil digestão para algumas pessoas. Os FODMAPs (Oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis Fermentáveis) encontram-se em vários alimentos e quando não são digeridos e absorvidos, podem ser fermentados por bactérias do intestino grosso, produzindo os sintomas anteriormente descritos.
Onde estão os frutanos?
Vários alimentos são ricos em frutanos como agave, alcachofra, aspargos, cevada, alho, cebola, centeioi, trigo (farinha, pão, macarrão, pizza, bolo, biscoito). Quando o frutano é mal digerido é utilizado por bactérias. Isto não é necessariamente ruim, pois bactérias boas também usam frutanos como fonte de energia. O problema é quando a pessoa produz muitos gases e sente-se mal. Para voltar a tolerar os frutanos, o intestino precisa estar bem saudável. Em geral, segue-se o protocolo 6Rs para tratamento intestinal.