Seus olhos tremem? Essa sensação é comum e, em geral, não é sinal de nada grave, mas sim da deficiência de magnésio.
O que é e para que serve o magnésio?
O magnésio é um eletrólito, ajudando a equilibrar a quantidade de água dentro e fora das células e também a manter a transmissão de impulsos elétricos pelo corpo. Também é um mineral que participa da regulação de mais de 300 enzimas, do relaxamento muscular, da saúde óssea. Aliás, entre 55 e 60% de todo o magnésio presente no corpo é encontrado nos ossos. Acredita-se que parte (30%) desse magnésio ósseo seja intercambiável, podendo ser usado para manter as concentrações sanguíneas. Isto é super importante, até porque o magnésio ajuda a estabilizar a molécula de ATP, nossa moeda energética, além da síntese de nucleotídeos, de DNA e RNA.
Fontes de magnésio, sintomas de falta e excesso
Vegetais com folhas verdes, feijões, nozes, sementes e grãos inteiros são boas fontes de magnésio. Entre 40 e 60% do magnésio consumido é absorvido após a ingestão. O magnésio é excretado principalmente na urina. Se a pessoa tem baixo consumo ou baixa absorção, a deficiência pode se instalar. Apesar de rara pode gerar sintomas como arritmia cardíaca, espasmos musculares (e os tremores nas pálpebras), desorientação, convulsões, náuseas, vômitos.
A sensação de olho a tremer dá-se por uma cãibra palpebral. O músculo da pálpebra é muito fino e delicado, e em situações de cansaço visual ou fadiga geral, pode tremer. Como regra, este tipo de tremor passa sozinho, mas o repouso e um suplemento rico em magnésio pode ajudar.
O excesso de magnésio no corpo é ainda mais raro mas pode acontecer devido ao uso de antiácidos ou laxantes contendo magnésio ou da suplementação excessiva associada a problemas renais que dificultam a eliminação eficiente. Os sintomas de intoxicação incluem diarreia, náuseas, rubor, fraqueza, fala arrastada, visão dupla ou borrada, paralisia.
Suplementos de magnésio
Existem diferentes tipos de magnésio no mercado. A porcentagem de magnésio nas diferentes formas varia bastante, como mostrado na figura:
As fórmulas de óxido de magnésio contém bastante magnésio (cerca de 60%). Contudo, a absorção do magnésio nesta forma é significativamente menor do que outras formas de magnésio:
Baixa biodisponilibilidade: óxido de magnésio, magnésio sulfato.
Média biodisponibilidade: magnésio quelato, magnésio quelato taste free, cloreto de magnésio, magnésio citrato, cloreto de magnésio PA
Alta biodisponibilidade: magnésio aspartato, magnésio dimalato, magnésio inositol, magnésio L-treonato, magnésio taurato, magnésio chelazome