Os pais desempenham um papel importante na alimentação dos filhos. Querem ter a certeza de que seus filhos serão bem cuidados na escola e terão acesso à alimentos adequados, frescos e saudáveis. A alimentação escolar ajuda os pais a economizarem tempo.
As crianças querem comer alimentos gostosos. Oferecer alimentos frescos, saudáveis e atrativos na escola é muito importante. O crescimento e desenvolvimento infantil dependem de uma dieta saudável e variada. Até os seis meses de vida, tudo o que o bebê precisa está disponível no leite materno. Após esta idade a criança precisa ter uma dieta mais variada com frutas, verduras, legumes, leguminosas, tubérculos e alimentos de origem animal (quando a família não é vegana).
Escolher alimentos que contenham os micronutrientes fundamentais ao desenvolvimento faz parte das decisões que pais em casa e cantinas das escolas devem ter. Micronutrientes importantes:
1) Cálcio - indispensável para a formação de ossos e dentes. Fontes: leite, queijo, iogurte, vegetais verde escuros, sementes de gergelim
2) Vitamina D - importante para regular a absorção de cálcio e estimular o sistema imune. Produzida na pele quando nos expomos ao sol. Pessoas com polimorfismos genéticos possuem necessidades aumentadas.
3) Ferro - fundamental para a formação de hemácias (células vermelhas do sangue), prevenindo a anemia. Presente nas carnes bovinas, nas leguminosas, como feijões.
4) Zinco - fortalecimento do sistema imune, integridade da pele. Presente nas carnes vermelhas, cereais integrais, sementes e lentilhas.
5) Vitamina B12 - formação da espinha bífida, aprendizagem, prevenção da anemia megaloblástica. Carnes, ovos e laticínios.
6) Vitamina A - antioxidante, importante para saúde dos olhos, pele, sistema imune. Leite e derivados integrais, vegetais verde escuros, frutas amarelas, ovo caipira.
Nutricionistas podem ajudar os pais a montarem cardápios saudáveis em casa e nutricionistas escolares podem apoiar na confecção de cardápios saudáveis para que as crianças possam crescer saudáveis.