Conforme a OMS, 35% das causas de infertilidade estão relacionadas à mulher e outros 35% ao homem. Ou seja, ambos os gêneros participam igualmente para o sucesso da gestação. Homens e mulheres precisam de um estilo de vida saudável, alimentação adequada, sono reparador, baixa exposição à toxinas, se querem um bebê lindo nos braços.
O foco deste texto é a fertilidade feminina. Cerca de 25% dos problemas de fertilidade femininos estão relacionados às causas ovulatórias. A mulher pode não ovular, pode ter insuficiência de progesterona, pode ter ovários policísticos, distúrbios da tireóide, endometriose, problemas nas trompas, deficiências de nutrientes, baixa reserva ovariana devido ao envelhecimento. Assim, uma avaliação completa com obstetra e nutricionista é imprescindível.
Outra causa da infertilidade é o estresse
Situações de grande estresse podem afetar as funções ovarianas. Em momentos de grande estresse algumas mulheres nem menstruam. A libido também pode cair muito, tanto em homens quanto em mulheres, em situações de estresse. Manter a calma e a serenidade nem sempre é fácil mas podemos buscar ajuda, na terapia, no esporte, nas conversas com amigos, na meditação, na prática de yoga.
Própolis também pode minimizar a infertilidade causada por estresse psicológico. Com seu alto nível de flavonóides e polifenóis, chega a ter até 4 vezes mais antioxidante que a vitamina E. (Arabameri, Sameni, & Bandegi, 2017). E estes antiioxidantes são importantíssimos para a fertilidade. Aliás, a fertilidade depende não só de vitamina E mas também de vitamina C, vitamina D, ômega-3, coenzima Q10, ácido alfa-lipóico, carnitina, betaína, inositol, selênio, colina. Marque uma consulta para conversarmos.
O estresse também reduz a libido. Algumas dicas sobre o tema: