Estudos mostram que a ingestão do suco de beterraba ajuda a controlar a pressão sanguínea, a glicemia e também possui propriedades protetoras em relação aos rins. A beterraba é rica em nitratos que elevam o índice de resistência renal e reduz a mortalidade por doença cardiovascular.
O suco de beterraba também ajuda a aumentar os níveis de Superóxido Dismutase (uma enzima antioxidante primária) e Catalase (envolvida em processos de desintoxicação), reduzindo o estresse oxidativo e a inflamação no tecido renal.
O uso do suco de beterraba por 5 dias inibiu marcadamente a expressão do gene NF-κB em ratos com danos renais. Isto leva a uma diminuição significativa da Ciclooxigenase 2 (Cox - 2) e da inflamação. Isto acontece pois a beterraba contém alta concentração de fitoquímicos e nutrientes essenciais e é abundante em NO3 inorgânico. Acredita-se que os compostos bioativos desempenhem papéis cruciais nas vias mecanísticas e sejam responsáveis pelos promissores efeitos clínicos.
Como efeito colateral do suco de beterraba a urina pode ficar avermelhada em 10 a 14% das pessoas que fazem o uso desta estratégia alcalinizante. (Mirmiran et al., 2020).
Suco de limão também protege os rins
A microbiota de pacientes com doença renal crônica é bastante alterada. Aprenda a tratar a disbiose intestinal aqui.
PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE