Selênio e regulação do ciclo menstrual

ciclomenstrual-13.jpg

No decorrer do ciclo menstrual, a medida que o estradiol vai subindo, algumas alterações no organismo feminino são observadas. No que se refere a maturação folicular, a mesma depende dos hormônios masculinos para que no final seja efetuada a maturação de modo adequado. Contudo, os hormônios devem estar na medida certa. Um hiperandrogenismo pode acarretar em prejuízos no ciclo menstrual.

O que é hiperandrogenismo?

Hiperandrogenismo é um distúrbio endócrino gerado pelo aumento de hormônios masculinos (como testosterona) em mulheres. Afeta 5 a 10% das mulheres e também pode ocorrer em homens, principalmente aqueles em uso de anabolizantes.

Mulheres com ovários policísticos frequentemente apresentam hiperandrogenismo. Podem apresentar também hiperinsulinemia (aumento do hormônio insulina devido à dificuldade de processamento dos carboidratos).

A testosterona e a insulina podem ser dosadas na corrente sanguínea. Além disso, muitas mulheres com irregularidades menstruais também apresentam elevação do hormônio luteinizante, que também pode ser medido no sangue.

Mudanças no estilo de vida

O tratamento da disfunção hormonal exige a adoção de uma dieta antiinflamatória e de baixo índice glicêmico. As mulheres acima do peso beneficiam-se muito da atividade física que ajude a promover perda de gordura, principalmente na região abdominal. Os níveis de estresse precisam ser controlados, com atividades como yoga, terapia, meditação e boas horas de sono. Além disso, alguns suplementos podem contribuir para a melhoria da produção hormonal, como vitamina D e selênio.

Benefícios do selênio

O selênio é um mineral essencial. Um dos alimentos mais ricos neste nutriente é a castanha do Pará, conhecida no exterior como castanha do Brasil ou Brazil nut. O selênio age de várias formas no organismo:

  • Potencializa enzimas antioxidantes (GPX, GSH), reduzindo o envelhecimento precoce de glândulas femininas, assim como o risco cardiovascular e de certos tipos de câncer;

  • Previne o declínio cognitivo e a doença de Alzheimer;

  • Contribui para a formação do hormônio da tireóide na forma ativa. Sem ele aparecem sintomas como sonolência, cansaço, alterações de humor, pele seca, prisão de ventre, unhas fracas, queda de cabelo, sensação de frio excessivo, alterações na libido, aumento do colesterol;

  • Melhora o sistema imune;

  • Equilibra hormônios sexuais e a libido.

OUTROS SUPLEMENTOS USADOS NA EUROPA PARA TRATAMENTO DA TPM

Artigo de interesse: Zagrodzki P, Ratajczak R. Selenium status, sex hormones, and thyroid function in young women. J Trace Elem Med Biol. 2008;22(4):296-304. doi: 10.1016/j.jtemb.2008.07.001. Epub 2008 Sep 18. PMID: 19013357.

APRENDA MAIS NO MAIOR PORTAL DE VÍDEOS DE SAÚDE:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,