Porque mudar a dieta é difícil?

Mudar é difícil. Mudanças duradouras levam tempo, exigem treino e paciência. Estudo atrás de estudo mostram que a adesão à toma adequada de medicamentos para HIV, hipertensão, diabetes, câncer, doenças autoimunes, depressão, doenças neurodegenerativas dentre tantas outras é baixa. Poucos pacientes seguem as orientações médicas à risca. O mesmo vale para suplementos e para a dieta.

Estratégias para aumentar a adesão e conseguir o que você quer

O que quer? Controlar a glicose, emagrecer, sentir-se mais bem-disposto…? Para tanto precisará realizar mudanças em seu estilo de vida. Algumas estratégias facilitam a mudança:

1 - Atrele uma atividade a um hábito já existente

Uma estratégia para começar é atrelar uma coisa a um hábito já existente. Por exemplo, tomar os remédios na hora das refeições que você já faz. Quando temos uma "intenção de implementação" - um plano que diz "se isso acontecer, então eu farei isso" - a taxa de sucesso dobra. Não temos nenhuma garantia de que acordaremos vivos amanhã. Mas se acordarmos, que tal fazer uma caminhada? Se simplesmente disser "Se eu acordar de manhã, vou dar um passeio", você reduz a necessidade de ter que decidir o que fazer no dia seguinte. Acordou? Já está decidido. Vamos caminhar!

Escreva então:

Se ______________________, farei ___________________________-

Se acordar, farei uma caminhada

Se me oferecerem um doce, vou recusar

Se quiser mesmo o doce (pois estou com fome/com desejo/com a glicemia ok…), vou comer apenas um pedaço

Se chover, ao invés de caminhar, farei yoga na sala

2 - Encontre sua turma

Outra estratégia para conseguir realizar seu plano é arranjar um grupo de apoio. Existe grupo para tudo: parar de fumar, parar de beber, emagrecer, apoio à pacientes com câncer e tantos outros. Cerque-se de pessoas de confiança e diga a elas o seu plano. Por exemplo: meu plano é perder 10 kg. Promessas públicas aumentarão as chances de segmento dos seus planos. Avise: amanhã estão convidados para caminhar comigo no parque às 8h. E agora que avisou, amanhã terá que comparecer, certo?

3 - Monitore

Faça monitoramentos: pode ser medir a pressão, avaliar a glicemia, pesar-se, acompanhar exames de sangue. Pessoas que se monitoram mais frequentemente aderem com maior facilidade às prescrições.

4 - Repita

Repita, repita, repita. Não é fácil quebrar anos de sedentarismo mas a repetição transforma qualquer prática em um hábito. Sua mãe precisou falar com você por anos que era a hora de escovar os dentes. Em algum momento isso se automatizou (eu espero). O mesmo acontecerá com qualquer outra coisa. Mas tenha paciente. Enquanto alguns hábitos são rapidamente estabelecidos, outros demoram mais. Continue repetindo o que almeja alcançar até que vire sua segunda natureza.

5 - Encontre seu por que mais profundo

Você tem uma meta. Mas para quer quer alcançá-la? Reflita profundamente sobre seus desejos.

O que quer?

  • emagrecer

Por que quer emagrecer?

  • para ter mais energia

Por que precisa de mais energia?

  • quero poder brincar com meus filhos

Para que brincar com seus filhos?

  • para que fiquemos mais unidos

Por que quer ficar mais unida com seus filhos - e continue até chegar aos seus valores mais importantes. Isto aumenta muito a motivação. Outro exemplo:

O que quer?

  • proteger meu cérebro

Por que?

  • existem casos de Alzheimer na família e tenho medo.

Qual o medo?

  • ficar dependente, não conseguir lembrar-me das pessoas, gerar sofrimento aos demais etc.

Vá fazendo o exercício até encontrar uma explicação que te motive a adotar mudanças significativas e duradouras.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/