A degeneração macular é uma doença ocular que afeta a retina e resulta em alterações na visão. As imagens ficam borradas, distorcidas, manchadas ou escuras.
O que é a retina?
A retina é uma película fina que capta os estímulos luminosos que atravessam a córnea e o cristalino e os transmite ao nervo óptico. A mácula está no centro da retina. Quando ocorre a degeneração macular, a saúde da retina fica comprometida e a visão muda.
A degeneração macular é mais comum entre pessoas com mais de 60 anos e é frequentemente referida como uma condição relacionada à idade ou degeneração macular relacionada à idade. A degeneração macular pode ser úmida ou seca, com o tipo seco constituindo 90 por cento de todos os casos. A degeneração macular úmida resulta em vazamento de vasos sanguíneos, sangramento, inchaço e pode levar à perda da visão.
Principais sintomas da degeneração macular
Visão embaçada ou confusa
Dificuldade de leitura, especialmente com pouca luz
Dificuldade em ver os detalhes em baixos níveis de luz
Visão central turva
As linhas retas aparecem distorcidas ou onduladas, por exemplo, ao ler frases em uma página
Áreas borradas em uma página impressa
Sensibilidade extra ao brilho
Algumas cores ficam mais escuras
Principais causas da degeneração macular
Além do envelhecimento, contribuem para a degeneração da mácula, as más escolhas alimentares, a inflamação e o estresse oxidativo. A inflamação crônica é uma das causas básicas da maioria das doenças modernas. Pode ser causada por contato com toxinas, por dieta rica em alimentos industrializados, pobre em frutas e verduras, pela disbiose intestinal.
Fumar, beber em excesso, dormir pouco, se estressar muito, passar muito tempo em contato com aparelhos eletrônicos (que possuem luz azul), estar com a pressão alta ou resistência à insulina também aumenta o risco de degeneração macular.