A coenzima Q10 é um composto presente dentro das mitocôndrias (nossas usinas energéticas), atuando como um potente antioxidante. Conforme vamos envelhecendo vamos produzindo menos coenzima Q10. A partir dos 40 anos, homens e mulheres beneficiam-se da suplementação de coenzima Q10. Além disso, qualquer pessoa fazendo uso de estatinas (medicamentos para controle do colesterol) precisam suplementar.
Fora isso, mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) e aquelas que não estão conseguindo engravidar devem também conversar com um nutricionista sobre o uso deste suplemento. A SOP é uma doença causada por alterações hormonais importantes (como aumento de testosterona e insulina). Como resultado a mulher sofre mais com espinhas, queda de cabelo, oleosidade na pele e no couro cabeludo, irregularidade menstrual, hirsutismo (aumento dos pelos), compulsão por doces, cansaço excessivo e pode também ter maior dificuldade de engravidar.
Coenzima Q10 no tratamento da SOP
Por sua ação antioxidante e principalmente, por tratar a disfunção mitocondrial, a coenzima Q10:
Ajuda a tratar a resistência à insulina e melhorar os níveis de açúcar no sangue;
Contribui para a regularização dos níveis de testosterona total na mulher com SOP;
Melhora a expressão de genes associados à inflamação;
Contribui para o aumento da vitalidade e da disposição;
Melhora a memória.
Coenzima Q10 para as mulheres tentantes (que desejam engravidar)
O envelhecimento é associado à maior inflamação, maior circulação de radicais livres e danos aos oócitos (gametas femininos, conhecidos também como ovo ou óvulo). É no óocito que está o DNA materno, o material genético que se unirá com o gameta masculino para a formação do embrião.
Conforme a mulher vai envelhecendo vai tendo menos óvulos. Os que sobram também possuem menos mitocôndrias, o que prejudica a produção organizada de energia na forma de ATP. Essa desorganização leva a um maior estresse oxidativo local e o excesso de radicais livres gera um envelhecimento ovariano mais acelerado. A concentração de ATP que está nas células possui relação com o potencial de implantação dos embriões.
A coenzima Q10 ajuda a proteger os oócitos envelhecidos do alto nível de estresse oxidativo e danos no DNA. Estudos mostram que a suplementação de Coenzima Q10 não aumenta a quantidade de oócitos, mas melhora a qualidade deles e retarda o processo de envelhecimento ovariano.
Em mulheres com insuficiência ovariana prematura, a suplementação de coenzima Q10 pode:
reduzir o FSH;
captar um maior número de oócitos nos tratamentos de fertilização;
aumentar as taxas de nascidos vivos.
*Este post é INFORMATIVO, todo tratamento é individualizado e envolve modificações no estilo de vida (alimentação saudável, atividade física, gerenciamento do estresse) como um todo. Precisa de ajuda? Marque aqui uma consulta online.