Depressão em pacientes com hipotireoidismo e hipotireoidismo subclínico

A tireóide é importante para o funcionamento de todo corpo. Disfunções tireoidianas afetam o sistema imune, muscular, ósseo, articular e também o sistema nervoso. Sintomas depressivos são comuns tanto em pacientes com hipotireoidismo, quanto naqueles com hipotireoidismo subclínico (Medici et al., 2015).

FUNÇÕES DO IODO  - SAPONARO et al., 2020

FUNÇÕES DO IODO - SAPONARO et al., 2020

Mulheres com polimorfismo de DIO1 possui mais sintomas depressivas. Os efeitos do antidepressivo sertralina são potencializados pelo uso do T3. Ou seja, tratar a tireóide reduz os sintomas da depressão. Além disso, deve-se ter cuidado com o estado nutricional, uma vez que carências diversas aumentam os sintomas depressivos. Saiba mais:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/