METILSULFONILMETANO NO TRATAMENTO DA OSTEOARTRITE

O metilsulfonilmetano (MSM) é um suplemento frequentemente usado para o tratamento da inflamação, das dores, do estresse oxidativo e para acelerar a eliminação de toxinas. O MSM é encontrado em plantas verdes como Equisetum arvense, certas algas, frutas, vegetais e grãos. Outras fontes incluem o córtex adrenal do gado, leite humano e bovino e urina.

DOSAGEM DA SUPLEMENTAÇÃO DE MSM EM ESTUDOS CLÍNICOS

A maioria das pesquisas sobre MSM envolve estudos com animais. Em estudos com humanos, é muito utilizado para o tratamento da osteoartrite, em doses que variam entre 1,5 a 6g/dia, por aproximadamente 3 meses.

Em um estudo aleatorizado, duplo-cego e controlado por placebo os pequisadores compararam a administração do MSM oral com glucosamina e a combinação dos 2 em 118 pacientes com osteoartrite leve a moderada por um mínimo de 6 meses. Os pacientes receberam 500 mg de MSM 3 vezes ao dia e/ou glucosamina 500 mg, 3 vezes ao dia ou placebo. Os dois grupos que receberam MSM por 12 semanas relataram diminuição da dor e redução significativa do inchaço matinal.

Outros estudos sugerem efeitos preventivos contra o câncer e benefícios no tratamento da rosácea e do diabetes. Para tratamento de lesão muscular induzida por exercício são frequentemente administradas 50 mg / kg por dia até um máximo de 6g ao dia.

TAMBÉM VALE A PENA MODULAR O NEUROTRANSMISSOR GABA

Níveis reduzidos deste neurotransmissor aumentam a percepção de dor. Aumentar a Neurotransmissão de Gaba é uma estratégia que auxilia na modulação da dor (Reckziegel et al., 2016).

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/