A cirurgia bariátrica é frequentemente indicada para pessoas obesas que já passaram por outros tratamentos sem sucesso e apresentam comorbidades como hipertensão, diabetes, apneia, doenças articulares, problemas cardiovasculares ou outras. Contudo, sem a adoção de um estilo de vida saudável, com atividade física, alimentação adequada, acompanhamento psicológico e meditação o peso perdido é frequentemente recuperado.
O acompanhamento nutricional deve começar antes da cirurgia, para início da mudança dos hábitos alimentares, correção das carências nutricionais e teste das proteínas que serão suplementadas no pós-operatório. Por três semanas após a cirurgia a dieta será líquida, acrescida de multivitamínicos e minerais, suplementos proteicos. ômega-3 e outros nutrientes que fizerem-se necessários.
O Bypass gástrico é a cirurgia mais realizada e traz como complicações a redução da absorção de minerais como ferro e da vitamina B12. Por isso, a suplementação nutricional poderá ser necessária durante toda a vida. Com isso, evita-se a anemia, garantindo-se vitalidade e evita-se também neuropatias e depressão, assim como fraqueza, queda de cabelo e déficits de memória.
Pacientes com muita queda de cabelo necessitarão de maiores quantidades de ferro, proteína, zinco, selênio, vitamina A e biotina. Além do ferro, a falta de vitamina B1 contribui para sintomas como fraqueza, dores no corpo e falta de concentração. A falta de vitamina D ou cálcio aumenta o risco de osteomalácia e osteoporose. Desta forma, as consultas com nutricionista devem ser mantidas após a cirurgia, pelo menos uma vez ao ano.
Reduzir o estresse também é muito importante para evitar o reganho de peso. A ansiedade e o estresse aumentam a secreção de cortisol, o risco de episódios compulsivos e facilitam o ganho de peso. Desta forma a adoção de técnicas como meditação, acupuntura, aromaterapia e yoga faz muito bem. São técnicas duradouras e efetivas para a prevenção e o tratamento de doenças, podendo ser implementadas em qualquer fase da vida Estar saudável não é sinônimo de ausência de doença, nem de baixo peso, mas sim de todo um equilíbrio físico, mental e espiritual.