QUEIJO VEGETARIANO COM LEVEDURA NUTRICIONAL

Muitas pessoas sentem-se letárgicas ou cheias de muco após consumirem queijos. Uma opção para aquele momento em que bate a vontade de algo com a textura do queijo (seja para a salada, seja para a pizza) e apostar no queijo mozarela vegano, que você pode fazer em casa mesmo, usando a levedura nutricional.

O que é levedura nutricional?

A produção de levedura nutricional começa em laboratórios, onde a levedura comum chamada Saccharomyces cerevisiae cresce em cana-de-açúcar, melaço de beterraba ou até na madeira. As leveduras são organismos com uma única célula (unicelulares), microscópicos, classificados no reino dos fungos, tal como os cogumelos. O açúcar, por exemplo, é muito pobre em nutrientes. Por isos, o Saccharomyces cerevisiae acaba produzindo para seu metabolismo várias vitaminas que precisa. Depois este material é pulverizado e, geralmente, vendido em flocos finos. Algumas empresas também adicionam à levedura nutricional vitaminas extras como ácido fólico e B12. Diferente da levedura da cerveja (que fermenta cereais) a levedura nutricional não contém glúten.

Queijo tipo mozarela vegetariano

Vegan-Mozzarella-15-of-16.jpeg
  • 400 ml de leite de coco

  • 4 colheres de sopa de amido de milho

  • 1 colher de chá rasa de sal

  • 3 colheres de sopa de levedura nutricional

  • 1 colher de café de açafrão (cúrcuma)

Adicione todos os ingredientes em uma panela e misture bem até que o amido se dissolva. Leve a panela ao fogo e mexa sempre. O “queijo” vai começar a engrossar. Quando estiver na consistência de queijo derretido, desligue o fogo e coloque em um pote. Se desejar, adicione as ervas ou especiarias de sua preferência.

Cuidados

Algumas marcas de levedura nutricional contém glutamato monossódico e podem causar reações em pessoas sensíveis à este composto. O glutamato pode interferir na função normal do cérebro ao superestimular os receptores de neurônios no hipotálamo. Cerca de 25% da população reage adversamente ao ácido glutâmico livre, geralmente dentro de 48 horas após a ingestão. Se você sente dor de cabeça, tontura, perda de equilíbrio este alimento não é adequado para você.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags