Sabia que muitos óleos essenciais têm uma capacidade notável de fortalecer o sistema imunológico? É o que mostram várias pesquisas. Por isso, estes óleos têm sido utilizados em hospitais e pós-cirúrgicos. Os óleos são derivados de plantas e costumam ter poderosas atividades antimicrobianas, antivirais e antisépticas.
Uma maneira desses óleos combaterem a infecção é estimulando a produção de glóbulos brancos, que fazem parte da defesa imunológica do corpo. Outros óleos essenciais ainda incentivam o crescimento de novas células para promover uma cicatrização mais rápida. A maior parte dos óleos essenciais pode ser usada em conjunto com remédios tradicionais prescritos pelos médicos.
Como vimos no vídeo os óleos podem ser inalados ou usados em massagens. Relaxam, reduzem o estresse, combatem a ansiedade, melhoram o sono e estimulam o sistema imune. A massagem estimula os gânglios linfáticos localizados ao redor do corpo, principalmente na garganta, virilha, seios e debaixo dos braços. Eles são centros de filtragem para limpar o sangue. Movem o fluido celular através do sistema, limpando o corpo dos resíduos produzidos pelas funções metabólicas do corpo. Os óleos de limão, alecrim e toranja são boas opções neste momento. Óleos também podem ser misturados. Exemplo de tônico:
6 gotas de óleo essencial de lavanda
6 gotas de óleo de bergamota
3 gotas de óleo de limão
3 gotas de óleo de tea tree
2 gotas de óleo de mirra (opcional)
60g de óleo vegetal (como coco, azeite de oliva, óleo de amêndoas ou gergelim)
Misture os ingredientes. Use como um óleo de massagem. Para a imunidade, massageie sobre o peito. Outra opção é utilizar 1 a 2 colheres de chá da mistura na água do banho ou 1 colher de chá em um escalda pés (bom para quem trabalha em pé e tem inchaço à noite). Por fim, a mistura pode ser usada em um difusor ou colocada em uma panela com água fervente para aromatizar o ambiente.
Aprenda mais no curso online de aromaterapia.