Características dos sistemas alimentares sustentáveis e insustentáveis

O termo sistema alimentar refere-se ao conjunto de processos que incluem agricultura, pecuária, produção, processamento, distribuição, abastecimento, comercialização, preparação e consumo de alimentos e bebidas.

Atualmente grande parte dos alimentos consumidos ao redor do mundo são ruins para o meio ambiente pois gastam muita energia para produção e transporte, necessitam de muita terra para serem produzidos, poluem o ar, a água, o solo. Uma alimentação saudável deve ser idealmente oriunda de um sistema alimentar de baixo impacto ambiental, deve ser amiga do meio ambiente, do planeta. Devem proteger e respeitar a biodiversidade e os ecossistemas, devem ser aceitáveis culturalmente e acessíveis economicamente. Devem, claro, ser adequadas nutricionalmente, devem ser seguras e devem promover a justiça social.

No Brasil, a estrutura fundiária apresenta-se como um dos maiores desafios para a produção sustentável de alimentos. Menos de 1% do número de estabelecimentos agropecuários ocupava cerca de 44% da área cultivável brasileira (isso ainda em 2006!!). A criação animal está associada com elevado impacto ambiental, contribuindo para as alterações climáticas, degradação do solo, emissão de gases, contaminação da água e perda da biodiversidade. Sugere-se que a adoção de uma dieta sem produtos animais poderia reduzir até 50% da emissão de gases e uso da terra.

O Brasil também ocupa a primeira posição no uso de agrotóxicos em todo o mundo desde 2008, o que gera impactos negativos para o meio ambiente e para a saúde. Existem evidências de que o consumo de agrotóxicos aumenta o risco de problemas neurológicos, endócrinos e vários tipos de câncer. Alimentos orgânicos são superiores nutricionalmente, mais ricos em minerais e fitoquímicos antioxidantes e antiinflamatórios.

Mas não é só durante a produção que o ambiente e a saúde são afetados. A industrialização gasta energia e polui o ambiente, o transporte a longas distâncias desvaloriza a produção local e aumenta a emissão de gases tóxicos pelos veículos utilizados. Além disso, o consumidor tem um papel importante em sistemas alimentares sustentáveis. Deve procurar escolher produtos mais locais, frescos, menos processados, promotores de saúde para a família e para a o meio ambiente.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/