Fitoterápicos e óleos essenciais para melhoria da função cognitiva

O funcionamento cognitivo ótimo é fundamental para um bom rendimento físico e mental. Um cérebro que funciona bem é mais atento, menos cansado, mais motivado. Todos esses aspectos podem ser melhorados com meditação, organização, dieta adequada e uso de plantas que modulam as funções cerebrais.

Substâncias produzidas por plantas podem ser usadas de diversas formas (como parte de uma dieta antiinflamatória, em suplementos fitoterápicos e na aromaterapia) pois possuem potencial de desinflamar, reduzir radicais livres e modular a produção de neurotransmissores no cérebro. Alguns alimentos, suplementos e óleos essenciais de destaque nesta área são (Kennedy, 2019):

vintage-illustration-of-a-brain.jpg
  1. Compostos fenólicos: flavanóis do cacau, polifenóis de frutas

  2. Fitoterápicos: Whitania somnifera, Rhodiola rosea, Bacopa monnieri, Avena sativa, Centella asiatica, Ginseng.

  3. Óleos essenciais:

  • Alecrim e hortelã: aumenta o foco. ótimo para estudar

  • Erva-cidreira, olíbano, sálvia, bergamota: bom para acalmar

APRENDA MUITO MAIS SOBRE ESTES TEMAS NOS CURSOS ONLINE:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags