Pânico, paranóia, tristeza, mau humor, ansiedade, raiva, tédio, luto, insônia, sensação de perda de controle... Estas experiências muito humanas estão deixando muita gente esgotada mentalmente. E o pior: o estresse mental piora ainda mais a imunidade.
O que podemos fazer, todo mundo já sabe: limitar o contato social, lavar as mãos de maneira adequada e regular, usar álcool quando não pudermos lavar as mãos, limpar o telefone e o teclado do computador todos os dias, não usar o telefone no banheiro, manter a distância das pessoas quando saímos à rua, não tocar o rosto, remover aneis para não acumular sujeira, deixar os sapatos usados na rua fora de casa, informar-se a partir de fontes confiáveis, não compartilhar informações se não souber a procedência, checar as fontes, limitar o acesso às redes sociais, se isso te estressar ainda mais.
Busque apoio nas pessoas que ama. O momento é mesmo doloroso e não há vergonha em sentir qualquer coisa que esteja sentindo. Mas reconheça o que está sentindo e aja com racionalidade. Se estiver calmo tomará melhores decisões. Por isso, medite, faça yoga, pratique exercícios em casa, ouça música, cozinhe algo saudável, beba água, tome chás, durma bem, ligue-śe à sua espirutalidade.
A pandemia do COVID-19 também pode ser uma oportunidade de automelhoramento. Você pode fazer um curso, atualizar-se, até mudar de profissão. Qualquer coisa que o faça sentir-se bem, útil, produtivo, contribuirá para sua saúde mental. Não cuidar-se é um erro. Sem dormir, sem alimentar-se bem, estressando-se assistindo a notícias complicadas 24 horas por dia, fará você cometer erros desnecessários, poderá perder oportunidades quando tudo passar, colocará sua vida e a dos outros em risco se sair por aí em pânico. Além disso, medo exagerado aumenta a pressão arterial, o risco de ataques cardíacos, derrames, diabetes, depressão. A pandemia de COVID-19 é grave mas o mundo não acabará. Só será diferente e se desacelerarmos podemos manter nossa sanidade mental e nossa saúde física para podermos ver com os próprios olhos como esse novo mundo será.