Aprenda a conservar os alimentos por mais tempo

O momento atual é de redefinição global dos modos de viver. Devemos manter o isolamento social para minimizar a propagação do coronavírus. As compras podem ser feitas online mas, quando necessário, as idas aos supermercados devem ser organizadas para que você passe o mínimo de tempo possível no estabelecimento comercial.

Para manter a saúde e a imunidade limite a compra de alimentos industrializados, como salgadinhos de pacote, batatas fritas, refrigerantes, biscoitos, chocolates, balas e sorvetes. Prefira alimentos ricos em fibras, antioxidantes, proteínas e gorduras boas como frutas, verduras, arroz integral, quinoa, aveia, molho de tomate sem açúcar, laticínios, ovos, leguminosas, tofu, carnes e peixes. Ao escolher itens, procure produtos que não apresentem deterioração visível.

Ao voltar do supermercado, lave as mãos, retire todos os pacotes das caixas de cartolina, lave todas as embalagens (latas, pacotes, vidros etc) com água e sabão e borrife álcool 70% ou solução clorada. Guarde no armário. Lave as frutas e verduras antes de colocar na geladeira ou fruteira e sanitize com solução de hipoclorito de sódio (verifique instruções na embalagem). Organize sua geladeira. Se algum alimento estiver murcho, coloque-o separadamente e à frente, para ser usado primeiro.

Evitando o desperdício de alimentos

As embalagens que vão à geladeira precisam estar secas. Posicione os itens com um espaço entre eles para que o ar circule melhor. A ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição) publicou um guia de alimentação saudável para lidarmos melhor com o COVID-19. Traz dicas como:

Screen Shot 2020-03-30 at 11.45.12 AM.png
Screen Shot 2020-03-30 at 11.33.49 AM.png
Screen Shot 2020-03-30 at 11.46.43 AM.png

Branqueie os alimentos antes de congelar

O branqueamento é uma técnica de conservação de legumes e folhas. Nada mais é do que colocá-los em água fervente por até um minuto (dependendo da consistência do alimento, pode ser um pouco mais de tempo) e depois mergulhá-los imediatamente na água bem fria, pelo mesmo período, dando um choque térmico, evitando que os alimentos cozinhem demais.

A técnica do branqueamento faz com que os alimentos durem por muito mais tempo, porque a água presente neles se transforma em gelo, dificultando muito o crescimento de bactérias e diminuindo as reações químicas. Essa técnica preserva o valor nutricional, a coloração, o sabor e evita o desperdício, pois reduz a carga microbiana e diminui a ação enzimática natural que amadurece e estraga o alimento. Com isso aumenta o tempo de vida útil, ajudando na conservação.

Passo-a-passo da técnica de branqueamento (ASBRAN, 2020).

Passo-a-passo da técnica de branqueamento (ASBRAN, 2020).

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/