Soluções para ansiedade: medicamento paroxetina x suplemento hipérico (erva de São João)

O surto mundial de coronavírus gerou uma avalanche de incertezas. O medo e a ansiedade sobre o que acontecerá podem ser esmagadores para muitas pessoas, causando emoções fortes tanto em adultos, quanto em crianças. Todo mundo reage de maneira diferente a situações estressantes e lidar com a ansiedade tornará você uma pessoa mais forte e capaz de influenciar de forma mais positiva a comunidade.

Se você, ou alguém com quem você se importa, está se sentindo sobrecarregado com emoções como tristeza, depressão ou ansiedade, busque um atendimento psicoterapêutico online. Não vale a pena sair de casa mas tanto em Portugal quanto no Brasil o acompanhamento com psicólogos pode ser feito por videoconferência. No Brasil, sei que a Julia Maciel ainda tem algumas vagas (juliat.maciel @ gmail.com ou 61 98124 14 58).

Fora isso, muitos pacientes agendaram comigo consultoria nutricional para conversar sobre estratégias apropriadas para o momento. Não querem iniciar ou aumentar a dosagem de medicamentos como a paroxetina, fármaco usado no tratamento da depressão, estresse e ansiedade. Apesar de eficaz a paroxetina gera disfunção sexual em aproximadamente 10% dos pacientes, pode agravar o ganho de peso, causar náuseas, constipação ou diarreia, secura na boca, sonolência, dor de cabeça, aumento dos níveis de colesterol.

Uma opção é o fitoterápico hipérico (Hypericum perforatum) também conhecido como Erva de São João, que pode ser prescrito em Portugal por nutricionistas e no Brasil por médicos. Estudos mostram que o hipérico é tão eficaz no tratamento da depressão quanto a paroxetina. A maior vantagem é que apresenta muito menos efeitos colaterais (Jurcic, Pereira e Kavanaugh, 2005; Marton, 2005; Seifritz et al., 2016).

Alimente-se também adequadamente. Carências nutricionais dificultam a produção de neurotransmissores que relaxam. A dieta deve ter quantidades apropriadas de magnésio, vitamina D, complexo B e ômega-3. Estes nutrientes podem ajudar a reduzir a ansiedade em até 30%.

Práticas integrativas e complementares em saúde

Muita ansiedade acaba sendo ruim pois gera dificuldade de concentração, fadiga, irritabilidade, problemas para dormir, dificuldade de descansar, inquietação, aumento da pressão arterial, arritmia cardíaca, tensão muscular, dores de cabeça, problemas no estômago… Por isso, ajude-se indo para a cama mais cedo, estabelecendo metas possíveis de serem cumpridas, fazendo uma atividade física duas a três vezes por semana, respirando de forma lenta e profunda, meditando e praticando yoga, ficando menos tempo no celular.

Em um estudo que avaliou o estresse foram recrutados 60 estudantes com idade média de 18,8 anos. Os mesmos foram divididos em 2 grupos. Os 30 estudantes do primeiro grupo não praticavam yoga e os participantes do segundo grupo praticavam há mais de um ano. Os estudantes praticantes de yoga tinham menor frequência cardíaca a maior capacidade de se adaptarem a situações estressantes.

Os resultados positivos também foram descritos em idosos. Em estudo de 7 semanas foi observado que os praticantes de yoga apresentavam melhorias em termos de equilíbrio, flexibilidade, bem estar mental e emocional e níveis de estresse (Ferguson-Stegall, 2016).

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/