A complexidade do corpo humano ilustrado nas linhas do metrô

O corpo humano é formado por uma intrincada rede de células, tecidos, vasos sanguíneos e complexos circuitos neurais. Na imagem a seguir você verá o corpo humano de uma forma diferente. O esquema foi inspirado no sistema de trânsito de Londres e criado por Jonathan Simmonds, médico residente no Tufts Medical Center.

Na imagem cada sistema foi dividido por 'linhas' coloridas, como:

  • Sistema Vermillion (linha rosa): cobre uma das menores áreas de superfície, a saber, o limite ao redor da boca, do arco do cupido ao lábio inferior.

  • Sistema de vias aéreas (linha preta): representa as seções do nariz e da boca, da traquéia até os pulmões. O sistema também trabalha com artérias e veias brônquicas - as linhas azuis e vermelhas listradas, respectivamente.

  • Sistema nervoso (linha amarela): começa no lobo temporal do cérebro e chega até as extremidades do corpo, como as pontas dos dedos e os pés.

  • Sistema portal (linha roxa): aproximadamente 75% do sangue que flui do fígado passa pelas veias portais, que são um dos dois conjuntos de veias conectadas ao fígado.

  • Sistema especial (linha magenta): inclui órgãos responsáveis ​​por quatro dos cinco sentidos tradicionais - visão, audição, olfato e paladar - e também os órgãos reprodutivos.

  • Linhas tracejadas: representam estruturas mais profundas, as seções com 'transferências' mostram onde diferentes sistemas orgânicos se cruzam.

Você poderá estudar mais sobre a anatomia humana em meu curso de formação de instrutores de yoga.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags