Número especial da revista científica The Lancet, uma das mais prestigiadas do mundo na área de saúde pública, mostrou que mulheres com bebês devem continuar amamentando mesmo nesta fase de pandemia mundial provocada pelo coronavírus.
Mulheres com pneumonia causada pelo vírus COVID-19 foram acompanhadas. Após o parto não foi identificada a presença do vírus no líquido amniótico, sangue do cordão umbilical, tampouco no leite materno ou na orofaringe do recém-nascido. Nestas amostras os resultados foram negativos. Portanto, até o momento NÃO há documentação de transmissão vertical durante a gestação e nem no período neonatal, pela amamentação.
Para as mães infectadas ou com suspeita de infecção pelo COVID-19 as medidas preventivas para continuar amamentando são:
1 - Lavar as mãos antes de tocar o bebê na hora da mamada;
2 - Usar máscara facial durante a amamentação.
No caso da mãe não se sentir à vontade para amamentar diretamente a criança, com medo de transmitir a infecção, a opção é extrair o leite manualmente ou usar bombas de extração láctea (com higiene adequada). Um cuidador saudável poderá oferecer o leite ao bebê por copinho, xícara ou colher.