A naturopatia é uma ciência que apóia-se no princípio de que os elementos encontrados em nosso ambiente, dentro da natureza, podem nos ajudar a manter a saúde e recuperar o equilĩbrio perdido. Acredita que a saúde depende da integração de elmentos físicos e espirituais. Para tanto, ao contrário da medicina tradicional, baseada no uso de remédios para a reversão de sintomas, a naturopatia lança mão de uma variedade de abordagens focadas na prevenção de doenças, manutenção do bem-estar e, quando necessário, restabelecimento da saúde. Abaixo você encontrará apenas algumas destas abordagens:
Ayurveda: medicina inicialmente desenvolvida na Índia, acredita justamente que a saúde só pode ser alcançada se houver um equilíbrio entre nosso corpo, mente e espírito. Utiliza-se de técnicas como massagem, alterações na alimentação, uso de plantas medicinais, técnicas de purificação e rejuvenescimento para equilibar corpo, alma e mente.
Yoga: esta filosofia, também nascida na Índia, utiliza-se de uma série de ferramentas (respiratórios, técnicas corporais, relaxamento etc) que trazem benefícios, como a redução do estresse e integração do físico como espiritual.
Meditação: técnicas que dedicam tempo ao descanso mental, com finalidade de melhoria do bem-estar psíquico.
Aconselhamento alimentar natural e antiinflamatório: quanto mais inflamado o corpo maior o risco de surgimento de doenças crônicas. A naturopatia emprega o uso de alimentos in natura, minimamente processados, ervas e condimentos para a prevenção e tratamento de doenças.
Fitoterapia: este ramo da naturopatia baseia-se na administração de chás e fórmulas baseadas em plantas com efeitos terapêuticos para prevenção e tratamento de diversas doenças.
Aromaterapia: uso de óleos essenciais ou seja, extractos obtidos de plantas, flores, frutos, troncos, raízes, e resinas, com o objetivo de gerar equilíbrio e bem-estar.
Você pode aprender a utilizar todas estas técnicas em um curso de naturopatia ou de terapias holísticas.