Muitas pessoas tem enviado-me questões relativas à interpretação do teste genético gerado pelo 23andMe e outros exames similares, feitos no Brasil ou no exterior. Estes exames fornecem dados brutos sobre polimorfismos genéticos.
Polimorfismos são variações em nossa genética, que podem ser utilizadas como marcadores de nossa ancestralidade. Os polimorfismos mais frequentes são aqueles de um único nucleotídeo (SNPs) e podem modificar o funcionamento de uma enzima, de um receptor. Alguns SNPs aumentam o risco de hipertensão, outros de obesidade, outros de hipometilação, doenças cardiovasculares ou alzheimer.
Para interpretação é necessário comparar estes dados genéticos com o de pesquisas. No site https://www.snpedia.com/ é possível encontrar a descrição dos principais polimorfismos ou mutações já compreendidos pelos cientistas.
Fez um teste genético? Posso ajudá-lo na interpretação e prescrição da melhor dieta e suplementação. Conheça os planos.
O resultado destes exames permitem a avaliação da predisposição à diversas doenças como artrite reumatóide, diabetes tipo 2 e vários tipos de câncer. Estes resultados permitem a individualização da conduta nutricional, da dieta, da suplementação, com base nas alterações identificadas. Os exames permitem uma maior individualização e uma tomada de decisões mais informadas. A suplementação de determinados nutrientes, por exemplo, é capaz de mudar a expressão de genes por meio do consumo de nutrientes específicos e mudanças no estilo de vida.
Em minha consultoria ajudo meus clientes nesta interpretação, associando à conduta recomendações dietéticas individualizadas e recomendações de suplementos adaptados às necessidades específicas de cada pessoa. Interessado? Entre em contato clicando aqui.