Algumas pessoas passam meses fazendo dieta, atingem o objetivo desejado, saem da dieta e perdem totalmente o controle. Voltam à estaca zero depois de algum tempo (talvez meses, talvez anos) e iniciam outra dieta restritiva qualquer. Esta é a mentalidade do tudo ou nada. Ou estou fazendo dieta ou não estou. Ou sou perfeita, ou sou um desastre. Mas na verdade, entre a perfeição e o desastre há espaço para muita coisa. Há espaço para o equilíbrio. A mentalidade tudo ou nada gera frequentemente a sensação de fracasso, de que a vida está fora de controle. E não é uma sensação boa. Se já passou por isso e entendeu que esta abordagem não funciona para você, que tal adotar um estilo de vida mais moderado?
Você pode optar por algo mais fácil de ser seguido, algo que realmente possa ser levado a cabo pelo resto de sua vida. Você pode responsabilizar-se por suas escolhas, mesmo que elas não sejam sempre perfeitas.
Você é um trabalho em progresso, sua vida é um trabalho em progresso. O objetivo da sua vida não é um número na balança. O objetivo da sua vida é algo muito maior, que você concretizará estando bem física e mentalmente. Muito mais importante do que pesar tantos quilos ou ter tal percentual de gordura, é sentir-se ativo, confiante, confortável e satisfeito com a vida, com seu modo de ser, pensar, agir, escolher, fazer as coisas e relacionar-se.
Seja flexível, seu corpo mudará com o tempo, as circunstâncias mudarão, seu conhecimento se ampliará. Desenvolva ferramentas para adaptar-se, para sentir-se bem em todas as fases pelas quais passará. Aceite-se mas continue aperfeiçoando-se como ser humano. Desafia-se a amar-se além dos padrões de perfeição, observe-se como um trabalho em progresso. E continue sintonizado com seus sinais de fome e saciedade. Continue pensando sobre suas escolhas, a partir de suas metas de curto, médio e longo prazos. Sobre este tema leia os textos anteriores sobre a mentalidade ideal para o emagrecimento sustentável.
PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE