A expressão da criatividade resulta em produtos ou ideias. Algumas pessoas expressam a criatividade pintando, dançando, tocando um instrumento musical ou jogando bola, outras a expressam escrevendo e muitas a expressam na cozinha. Todos estes atos podem ainda aliviar o estresse, aumentar a autoestima e a satisfação com a vida. E cozinhar também pode comunicar, em várias culturas, amor, carinho, dedicação. Não é a toa que as mães vivem fazendo comidinhas para seus filhos.
Uma de minhas memórias de infância é a de minha mãe fazendo bolo de chocolate e depois, dando a vasilha da massa pros filhos rasparem (sim, fazíamos isso). Muitas pessoas têm essas memórias de infância associadas à comida. Os atletas que atendo também tem. E também lembram dos bolos feitos em casa. É por isso, que mesmo em época de competição, quando o estresse aumenta muito, adorariam comer o bolinho da mãe.
Muitos desses atletas são patrocinados por empresas de suplementos e vivem com produtos sobrando nos armários. Para eles, testei hoje uma receita de um bolo de banana com extrato proteico de ervilha. Segue a receita:
2 ovos
1/2 xícara de água
2 bananas maduras
2 batas doces pequenas cozidas com casca
1 medida de extrato proteico de ervilha (pode ser substituído por whey proteico de baunilha
2 colheres de sopa de farinha de coco
2/4 de xícara de flocos de aveia
1/2 colher de sopa de canela
1/2 colher de chá de fermento em pó
Basta bater tudo no liquidificador e assar em uma forma por 40 a 60 minutos a 160oC. Para aproveitar o calor do forno acabei fazendo também uns muffins. A receita deles você encontra aqui.