A creatina é um dos suplementos mais utilizados por praticantes de musculação. Estudos mostram que o uso da creatina gera aumentos significativos na força e no tamanho muscular, além de melhorar a composição corporal. Mas, algumas pessoas não sentem seus efeitos, sejam por não responderem mesmo ao suplemento, seja por errarem no uso (o que é mais comum).
Algumas pessoas tomam 1 a 2 g de creatina no pré-treino. Contudo, a maior parte das pessoas só tem efeitos com doses de 5g (mesmo nos dias em que não irá treinar). A creatina monohidratada pura não tem sabor e você pode adicioná-la na bebida que desejar.
Caso tenha aumentado a dosagem para 5 gramas, sem efeito após 4 semanas, você pode seguir o protocolo de saturação da creatina. Converse com seu nutricionista sobre o uso do suplemento por 5 a 7 dias em uma dosagem de 20 gramas, seguida da manutenção com 5 gramas ao dia. Atenção: este protocolo pode te deixar mais inchado do que o protocolo anterior, que exige mais paciência, mas também funciona.
Um dos motivos da creatina não estar funcionando é a marca ter sido adulterada:
Como tudo, não espere que a creatina faça todo o trabalho para você. Sem treino, não há ganho de força. O trabalho da creatina é reciclar energia (ATP) mais rapidamente. A dieta também precisa ser variada pois vários nutrientes são importantes para o ganho de massa magra. Fatores psicológicos também afetam muito a performance esportiva. Atletas de alto rendimento já descobriram a importância da meditação e práticas de mindfulness para aumento do rendimento. E você?
Curso Online: Mindfulness para alta performance