Para emagrecer comendo seus alimentos favoritos, limite o tamanho das porções

secrets-of-healthy-eating-and-portion-control-s9-three-different-portions_1333485361.jpg

Semanalmente atendo clientes interessados em emagrecer. Frequentemente já chegam dizendo que tentaram low carb, paleo, cetogênica, jejum intermitente, chegando à conclusão de que infelizmente não existe solução mágica. Cansados de dieta dizem: não quero viver sem pão (ou chocolate ou macarrão ou pizza). Querem emagrecer, querem estar saudáveis, sem radicalismos e consumindo todos os tipos de alimentos.

Eu apoio a perda de peso sem privação. Para o sucesso é importante então aprender a identificar sinais de fome e saciedade, comendo o quanto é necessário. Isto significa sempre uma redução das porções. Para quem está acostumado a comer uma pizza inteiro sozinho, reduzir a porção para dois ou três pedaços exige treino.

Você já tentou perder peso controlando suas porções? Aqui vão algumas dicas:

  • Sirva o jantar em pratos de salada para que eles pareçam mais cheios.

  • Coloque menos comida no prato. Comia três bifes? Reduza para dois. Depois para um.

  • Encha metade ou mais do seu prato com vegetais de baixo índice glicêmico como brócolis, espinafre, abobrinha, couve-flor, tomate, alface, repolho, aipo, couve-flor.

  • Compartilhe pratos de restaurante e sobremesas ou coma metade e, se a porção for grande, leve o resto para viagem.

  • Peça pratos infantis, quando houver esta opção. As porções costumam ser menores.

  • Não deixe comida sobre a mesa (como bolos, doces, pão de queijo).

  • Coma devagar, apreciando o alimento e percebendo se ainda está com fome.

  • Beba água. Quando estamos bem hidratados o gasto energético em repouso aumenta, ou seja, você gasta mais calorias do que se estiver desidratado. Trocar sucos e refrigerantes por água ou chás (como hibiscus, chá verde e erva mate) reduz também a quantidade de açúcar em seu corpo.

  • Não foque apenas no peso. Tenho um vídeo sobre o tema:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/