Gestantes obesas podem ter bebês biologicamente mais velhos

Nossa idade biológica está ligada ao tamanho dos telômeros, pequenas estruturas de DNA e proteínas localizadas nas extremidades dos cromossomos. Os telômeros se encolhem ao longo dos anos, conforme as células se dividem. Assim, a proteção dos cromossomos diminui. Telômeros mais curtos estão associados a doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e aterosclerose.

O comprimento dos telômeros ao nascer varia de pessoa para pessoa. Pesquisadores da Bélgica descobriram que gestante acima do peso podem dar a luz a bebês com telômeros 2,5 a 55,5% mais curtos (Martens et al., 2016). De acordo com Tim Nawrot os telômeros levam de 5 a 10 anos para decrescerem nesta proporção. A hipótese é que gestantes acima do peso, especialmente a obesa possuem um ambiente corporal mais inflamado e cheio de radicais livres, fatores que encurtam os telômeros.

Por isto, o ideal é que as mulheres programem-se para engravidar adotando hábitos saudáveis, como atividade física, descanso e alimentação balanceada. Para saber mais sobre os telômeros e como protegê-los assista o vídeo:

Agende sua consultoria aqui.

Extra: no módulo 9 do meu curso de yoga converso mais sobre nutrição na gestação e ensino as técnicas de yoga e meditação apropriadas para a gestante praticar em casa.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags