O Ayurveda é a filosofia médica indiana em cuja racionalidade a mente, o corpo e a natureza estão interligados, assim devendo ser cuidados e tratados. Dentro desta ótica, tratar alguém de uma doença crônica (como o diabetes) ou de uma doença autoimune (como a artrite reumatóide), apenas com remédio nunca funcionaria. Corpo e mente devem ser simultaneamente cuidados.
Restabelecer o equilíbrio, paz de espirito e aprofundar o autoconhecimento fazem parte da ciência ayurvédica que trata o ser humano por meio de dieta apropriada, descanso, práticas de yoga e meditação, uso de ervas, massagens.
A ciência ocidental hoje reconhece a importância de uma abordagem mais holística para a longevidade. Quando estudei em Harvard participei de seminários sobre musicoterapia, yoga, meditação, nutrição em uma perspectiva integrativa para a saúde e a qualidade de vida. Pesquisas mostram que as terapias ayurvédicas, o yoga e a meditação contribuem para maior estabilidade emocional, diminuição da ansiedade e do estresse, tratamento da depressão, aumento da criatividade e espontaneidade, desenvolvimento da concentração, melhoria da qualidade do sono, aumento da vitalidade e alivio de dores crônicas.
Para estes benefícios a regularidade na prática é fundamental. No curso de formação em práticas integrativas e complementares com ênfase no ayurveda e yoga você terá a oportunidade de praticar consistentemente por 12 meses. Saiba mais:
Andreia Torres é formada em Yoga pelo Lakshimi Yoga Vidya , em nutrição pela UnB com especialização em nutrição clínica, esportiva e funcional. Mestre em Nutrição Humana, Doutora em Psicologia Clínica e Cultura e Pós-doutora em Saúde Coletiva (UnB/Harvard).