Fontes de melatonina

A melatonina é um hormônio produzido principalmente no cérebro ao anoitecer. Adequados níveis de melatonina induzem o sono garantindo o relaxamento e a recuperação do organismo. Estudos mostram que a produção adequada contribui para a eliminação de radicais livres do organismo, reduzindo a velocidade de envelhecimento do corpo e do cérebro.  

 A melatonina também é produzida no trato digestório, protegendo os tecidos responsáveis pela digestão e absorção de nutrientes e contribuindo para a melhoria da imunidade local. Por isto, o uso da melatonina vem sendo estudado na prevenção e tratamento de diversas condições incluindo ocâncer colorretal, a colite ulcerativa, as ulceras gástricas, a doença do refluxo gastroesofágico, a síndrome do intestino irritável e a cólica infantil.

Idosos parecem produzir menos melatonina do que indivíduos mais jovens. A boa notícia é que alguns alimentos, como frutas cítricas, uvas, vinho e azeite de oliva também contêm melatonina.

A melatonina e os nutrientes que dão origem a ela podem ser prescritos no Brasil por médicos e nutricionistas.

De quebra, a melatonina melhora a imunidade:

Conheça também meu canal no YouTube.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags