Hoje no mundo três diferentes tipos de medicina são normalmente aceitas:
- Medicina ocidental moderna (alopatia)
- Medicina tradicional chinesa
- Medicina do leste da Índia (Ayurveda)
A medicina ocidental moderna é em grande parte dos casos a forma mais eficaz de tratar e curar doenças. Hoje, por exemplo, existem quimioterápicos bastante eficazes contra vários tipos de câncer. Uma pessoa também recorrerá à medicina ocidental caso sofra múltiplos traumatismos após um acidente de carro. A medicina ocidental é unidimensional. Pensa em termos biológicos e trata-os observando sinais e sintomas apresentados por cada paciente.
Já a medicina tradicional chinesa introduz uma segunda dimensão ao tratamento: a energia. Acupuntura, por exemplo, trata sintomas pelo estímulo feito em centros nervosos e energéticos específicos. É uma medicina bidimensional.
Por sua vez, no Ayurveda uma terceira dimensão é adicionada: a espiritual. O lado físico ou biológico continua sendo estudado. O Ayurveda possui um sistema dietético próprio para prevenir e tratar doenças. Leva em consideração a mente. Trabalha o intelecto e as emoções, por exemplo, por meio da meditação. Mas também preocupa-se com o lado espiritual.
Por isto, a medicina ayurvédica não tenta resolver problemas apenas com remédio. Pelo contrário, a medicina indiana, uma das mais antigas do mundo, prega que a boa saúde é resultado direto da vida que levamos. Se estamos em harmonia com a natureza e o Universo temos mais saúde. Se a harmonia é perdida a saúde sofre. O Ayurveda também é considerado um ramo terapêutico do Yoga.
Obviamente, cada medicina tem o seu valor, a sua beleza e a sua história; assim como cada ser humano, elas são, definitivamente, singulares.
Aprenda mais no curso online: Terapias integrativas