Telômeros: estrelas da ciência em 2017

As TVs preparam as retrospectivas de 2017. Ouviremos sobre a lava-jato, as prisões, o mau desempenho do governo, a violência no mundo, as guerras, a febre amarela, a posse de Trump nos EUA, a vitória do musical La La Land no oscar, os problemas climáticos e as aventuras amorosas das celebridades. No mundo da ciência também aconteceu muita coisa mas os telômeros continuaram a dominar muitas discussões. 

Os telômeros são estruturas constituídas por fileiras repetitivas de proteínas e DNA que formam as extremidades dos cromossomos. Sua principal função é impedir o desgaste do material genético e manter a estabilidade estrutural do cromossomo. Dependendo de nossa genética, nossa idade e nosso estilo de vida os telômeros podem ser maiores ou menores. Quanto maiores são mais saudável uma pessoa é. Por isso são considerados marcadores do bem-estar e da longevidade.

agulheta.jpg

Todo cromossomo tem um telômero, que são como aquela parte final do cadarço do tênis.  Quanto mais longas são as agulhetas protetoras na ponta dos cadarços, menor é a chance dele se esfiapar. De modo análogo, quanto maior é o comprimento do telômero mais protegido está o DNA. 

Várias pesquisas associam o comprimento dos telômeros a fatores como prática de exercício físico, nível de estresse, carências nutricionais, tabagismo. Estudos in vitro mostram que o encurtamento dos telômeros pode ser abrandado com uma dieta saudável, exercício regular, e técnicas para redução do estresse, como yoga e/ou meditação. 

Obviamente o comprimento dos telômeros não explica todas as doenças e nem é o único fator responsável pelo envelhecimento de uma pessoa mas fique atento pois muitas pesquisas nessa área foram financiadas no último ano e resultados surpreendentes poderão aparecer. Para saber mais sobre os telômeros leia os textos anteriores:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/