O tipo mais comum de câncer entre as mulheres é o de mama. Corresponde, no Brasil, a 25% de todos os novos casos registrados anualmente. Foram 57.960 mulheres afetadas entre 2016 e 2017. É coisa pra caramba!
A sorte é que 98% dos casos podem ser curados se detectados precocemente. Por isto, não deixe de fazer o autoexame. Alguém já te ensinou como se faz?
O autoexame é uma maneira importante de a mulher conhecer o próprio corpo e perceber possíveis alterações. Também é importante o acompanhamento ginecológico anual. Durante a consulta o médico poderá propor novos exames como ultrassonografia ou mamografia.
Também não deixe de praticar uma atividade física já que a mesma pode reduzir em até 1/3 seu risco de desenvolver a doença. Claro: não fume! O cigarro contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, que levam a uma série de doenças, entre elas, o câncer.
A dieta equilibrada também é super importante. Evite o consumo de alimentos superprocessados, carnes processadas e consuma pelo menos 400g de frutas e verduras ao dia. Chás também fornecem vários fitoquímicos antioxidantes e antiinflamatórios que ajudam a prevenir uma série de doenças. Tenho alguns vídeos sobre os chás no canal YouTube.com/dicasdanutricionista
Além do autoexame consulte seu ginecologista anualmente!
Pacientes com câncer: a troca de leite por whey é benéfica
Pacientes que adoram um leite precisam ter mais cuidado. O leite e o queijo estimulam muito a secreção de IGF-1 e a proliferação celular. O whey tem um efeito muito mais brando neste sentido (Melnik et al., 2012). Estudos também mostram que o whey ajuda a evitar a caquexia do câncer. Por isso, se está fazendo tratamento contra o câncer, indico que troque seu leite por uma proteína vegana neutra sem corantes ou um whey isolado sem corantes.
Opções de whey isolado sem corantes e sabor neutro:
Proteína vegana sem corantes e sabor neutro: