Lesões musculares são uma dor de cabeça na vida do atleta e do desportista. Mas se acontece a alimentação deve ser apropriada para que a para que a dor e a inflamação sejam minimizadas e a recuperação seja mais rápida.
Algumas dicas importantes:
1) Hidrate-se bem. A desidratação aumenta o estresse do organismo. Tecidos e articulações desidratadas possuem maior dificuldade para lutar contra a agressão, eliminar toxinas e reparar danos.
2) Consuma proteína. O adequado consumo proteico deve ser mantido durante todo o dia. Após a sessão de fisioterapia melhora a síntese proteica (Tack, 2016). A proteína pode vir de ovos, peixes, carnes vermelhas ou brancas, tofu, quinoa, cogumelos, leguminosas...
3) Suplemente creatina. A mesma pesquisa mostrou que a suplementação facilita o reparo muscular, ao melhorar a eficiência metabólica e aumentar o potencial anabólico da insulina. A quantidade prescrita diariamente costuma ser de 5 gramas (Tack, 2016). Para adaptações consulte seu nutricionista.
4) Consuma gorduras saudáveis. Fontes de ômega-3 reduzem a inflamação, diminuem a dor e aumentam a permeabilidade de membranas facilitando a chegada de nutrientes que vão reparar a lesão.
5) Consuma açafrão. A raiz é rica em curcumina, fitoquímico que também reduz a dor e a inflamação. A curcumina também pode ser suplementada.
6) Não faça dieta! Restringir as calorias após uma lesão dificulta o reparo. Dependendo do grão da lesão o mestabolismo estará entre 15 e 50% mais acelerado.